quinta-feira, 19 de março de 2009

Sindicato dos Jornalistas do RS cria inédito Núcleo de Estudantes

Bianca Alighieri, de Porto Alegre

Com a proposta de aumentar a participação dos estudantes de jornalismo nas atividades sindicais, foi fundado no último sábado (14/03) o Núcleo de Estudantes de Jornalismo do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul (SJPRS). “Nosso objetivo maior é despertar nestes alunos o sentimento de categoria profissional e fortalecer a luta pelo diploma; afinal, eles são os jornalistas do futuro”, explica José Maria Rodrigues Nunes, presidente do SJPRS.

A ideia, inédita, surgiu a partir da percepção do Sindicato pelo interesse dos alunos de jornalismo. “Em dezembro, um grupo de alunos da PUC-RS nos pediu auxílio para participar do Encontro Nacional de Estudantes de Jornalismo, na Bahia, onde reforçariam o debate pela exigência do diploma”, conta Nunes. Diante dessa receptividade estudantil, a entidade decidiu tirar a ideia da gaveta e convidou os estudantes para participar. O resultado foi a reunião de mais de 30 alunos de jornalismo já no primeiro encontro para formalizar a criação do Núcleo e de uma comissão gestora.

O grupo volta a se reunir neste sábado (21/03) para definir a coordenação do Núcleo. “O objetivo dos estudantes é ter um representante de cada um dos 18 cursos de jornalismo do Estado”, revela o presidente, lembrando que o objetivo da iniciativa não é interferir nas entidades estudantis, mas dar aos estudantes a oportunidade de conviverem com o ambiente do sindicato. Nas próximas semanas, Nunes viaja para a capital federal a fim de participar de um encontro com representantes de outros sindicatos de jornalismo e pretende apresentar a ideia do Núcleo de Estudantes.

Para Raíssa de Deus Genro, aluna do 7º semestre de jornalismo na PUC-RS e integrante da comissão gestora, o novo espaço, aberto pelo Sindicato, permitirá o diálogo com questões importantes para o futuro da profissão. “Queremos fortalecer a luta pelo diploma, uma vez que as faculdades estão pouco engajadas no tema, e também discutir outras pautas, como as diretrizes curriculares dos cursos de jornalismo”, explica. O Núcleo está aberto para a participação de qualquer estudante de jornalismo.

Fonte: Comunique-se.com.br

Um comentário:

  1. Boa noite. Sou estudante de jornalismo aqui no Espírito Santo e uma colega de turma falou na sala ontem do Nucleo de Estudantes de jornalismo e tivemos a ideia de formar um aqui também. Estamos no sexto período e estudando várias questões que nos deixam inquietos, mas acabamos não fazendo nada, como a maioria dos brasileiros. Mas não queremos mais continuar inertes(como na questão do diploma). Então concordamos e daremos inicio à elaboração de um projeto para apresentar a quem não estava na classe e posteriormente à coordenação do curso e ao dono do campus. E todas as formalidades se seguirão. Estamos animados e confiantes. Será uma maravilha aqui no EStado, onde há tantas empresas de comunicação e uma desunião enorme da categoria, cremos que ficaremos mais fortes.
    Iniciativa explêndida a que o sindicato teve.
    Parabéns! E boa sorte para todos nós!

    ResponderExcluir