sábado, 19 de setembro de 2009

Comissão propõe fim de disciplinas em Jornalismo

Projeto será entregue hoje, 18, ao ministro Fernando Haddad

Lígia Formenti, BRASÍLIA - Estado de São Paulo - 18/09


A comissão encarregada de formular novas diretrizes para cursos de Jornalismo apresenta hoje suas propostas ao ministro da Educação, Fernando Haddad. O projeto prevê um novo formato, em que o ensino por disciplinas dará lugar à execução de projetos integrados, formulados de acordo com seis áreas de conhecimento.

Em junho, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma de jornalista para exercer a profissão. A decisão, para um grupo de observadores, pode provocar uma queda significativa na procura de cursos de graduação nesta área.

A intenção, explica o presidente da comissão, José Marques de Melo, professor da Universidade Metodista, é fazer com que o ensino teórico e prático sejam feitos de forma simultânea. "Não tentamos reinventar a roda, mas criar um modelo de ensino dinâmico, que possa ser aperfeiçoado a cada momento", conta Melo.

A nova ênfase nas atividades práticas vai além da grade curricular. O projeto prevê o retorno do estágio supervisionado no fim da graduação, que permanece com quatro anos. "Não seria uma atividade solta. Ela tem de estar integrada a um projeto, supervisionado pelo professor", relata.

Além do retorno do estágio, o grupo recomenda a separação do curso da grande área de Comunicação Social, formato criado na década de 80.

A mudança, avalia a comissão, resgataria a autonomia e identidade do curso. O grupo quer ainda que o curso passe a ter 3,2 mil horas/aula e não mais 2,8 mil horas/aula, como é exigido hoje. A ideia de criar um mestrado profissionalizante não foi discutida. "Nossa intenção foi aperfeiçoar a graduação. Apresentar um modelo que privilegie a área de humanidades, em que teoria da comunicação seja ensinada ao lado da aplicação de tecnologias."

Integrada por sete especialistas, a comissão foi formada pelo Ministério da Educação em fevereiro. O projeto que hoje será apresentado é fruto da análise de propostas de representantes de entidades de classe, docentes e profissionais. Três audiências públicas - no Rio, Recife e São Paulo - também foram realizadas para discutir novos formatos. Após análise do ministro, o projeto parte para a análise do Conselho Nacional de Educação, que pode ou não acatar as mudanças.

O conjunto de propostas surge em um momento em que a atenção se volta para o destino dos cursos de Jornalismo. Para Melo, o diploma não se desvalorizou. "O importante é tornar o curso atrativo. "


ALTERAÇÕES SUGERIDAS

Área

O grupo recomenda a separação do Jornalismo da Comunicação Social, formato criado na década de 80, para resgatar a autonomia e identidade do curso


Formato

Hoje, o curso de Jornalismo é composto por várias disciplinas. Elas dariam lugar a um projeto integrado, formulado de acordo com seis áreas de conhecimento

Carga horária

Seria ampliada de 2,8 mil horas/aula para 3,2 mil horas/aula

Estágio

O projeto propõe um estágio supervisionado no fim da graduação, o que não existe atualmente

Nenhum comentário:

Postar um comentário