quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Conferência de Comunicação é debatida em audiência pública


Evento em dezembro, em Brasília, vai discutir a obrigatoriedade do diploma

O modelo de comunicação no Brasil, os limites éticos e o fim da obrigatoriedade do diploma de jornalista foram alguns dos assuntos abordados na audiência pública realizada na manhã desta quinta-feira, 3, que teve como tema a Conferência Nacional de Comunicação (Confecom). O debate foi realizado na Sala Dr. Maurício Cardoso da Assembleia Legislativa pela Comissão de Serviços Públicos, presidida pelo deputado Fabiano Pereira (PT).

Segundo o superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Celso Schröder, o objetivo é divulgar o evento e preparar a sociedade gaúcha para as conferências que antecedem o encontro nacional, a ser realizado em Brasília, de 1º a 3 de dezembro deste ano, com o tema Comunicação: meios para a construção de direitos e de cidadania na era digital. A partir da audiência será enviado documento à governadora Yeda Crusius, para que convoque a conferência estadual. Também será enviado ofício ao presidente da AL, Ivar Pavan (PT), a fim de que tome as medidas necessárias caso não ocorra convocação por parte do governo estadual até 15 de setembro.

Para o presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Rio Grande do Sul, José Nunes, o debate deve ser levado a toda sociedade, pois a grande mídia tem pautado as questões vivenciadas por ela. Ele comentou que um dos aspectos a serem debatidos na Conferência Nacional deve ser o do fim da obrigatoriedade do diploma de jornalismo para exercer a função. Já a vice-presidente do Sindicato, Márcia Camarano, afirma que a discussão é importante porque a sociedade não pode ser refém da comunicação feita por alguns empresários do país. “Esta vai ser a primeira Conferência e talvez seja um árduo debate, mas a partir dela vamos começar uma caminhada”, disse.

Participaram da audiência pública o superintendente de Comunicação da Assembleia Legislativa, Celso Schröder; representantes do Sindicato dos Jornalistas Profissionais do RS; o secretário de Comunicação da CUT/RS, Paulo Farias; o presidente da Associação Brasileira de Radiodifusão Comunitária do RS, Clementino dos Santos Lopes; o diretor de jornalismo da AL, Marcelo Model Nepomuceno; e representantes do Sintrajufe/RS, POA TV e Sindiserf/RS, entre outros.

Fonte: Coletiva.net

Nenhum comentário:

Postar um comentário